Hoje vou postar sobre como configurar o Modem BandLuxe C120 no Ubuntu.Eu tenho o Velox 3G há cerca de 3 meses, e até então ainda não tinha conseguido configurar o modem acima no meu Ubuntu.

Pesquisei bastante na internet, cheguei a ver sobre o SmartConnect, porém este modelo não é suportado. Quando estava quase desistindo, botei o tico e teco para funcionar e a solução está nas linhas abaixo…

O Windows me deu a dica para resolver essa…

Quando plugo este modem no Windows, ele reconhece como um pendrive, onde dentro estão os drivers e arquivos de instalação do software de conexão.  Notei que depois de ter os drivers e o software instalado, ao abrir o gerenciador de dispositivos e ir até “Controladores USB” pode-se verificar que o nome referente ao modem fica desabilitado. Ele funciona normalmente, mas não é reconhecido mais como pendrive e não exibe os arquivos contidos na memoria flash embutida nele.

Então pensei: “- E se eu desabilitar no linux o usb_storage ?”

Lá vai a dica:

Pelo network-config do Ubuntu, eu não consegui nenhum resultado. Então instalei o gnome-ppp, que você pode baixar clicando aqui.

Para instalar o gnome-ppp, você pode dar duplo clique na interface gráfica mesmo.  Após instalado, precisa executar como root, pois caso contrário dá um erro de permissão no wvdial.conf.

Para isto, aperte Alt+F2 (executar), e na tele que aparece digite gksu gnome-ppp. Agora vamos configurar a conexão.

Na aba Modem, configure o dispositivo como /dev/ttyUSB1. Depois configure o número a ser discado: *99#

Existem outras opções, mas basta configurar estas.

Agora vamos ao bizu-master:

Antes de tentar se conectar, execute os seguintes comandos:

# umount /media/BandLuxeC120

# modprobe -r usb_storage

Pronto ! Agora é so mandar conectar ! Caso queira facilitar as coisas, basta inserir as linhas acima em um script shell para facilitar o processo.

Entendeu ?! É simples: Antes de conectar, você precisa que o recurso de usb_storage do modem esteja desabilitado. Como geralmente ele já monta o dispositivo automaticamente durante o boot caso esteja plugado, você precisa desmontar antes de desativar o usb_storage pois se não vai dar erro, pois o recurso está em uso.

Até a próxima.