Você conhece o OpenDNS ?

O OpenDNS é um serviço de dns gratuito, aberto e seguro. Eu utilizo na minha casa para melhorar a velocidade da conexão, mas estes dias eu fui até o site deles para dar uma pesquisada melhor sobre o serviço e descobri que diferente dos servidores DNS oferecidos pelos provedores em geral (onde normalmente são apenas o serviço básico de consulta de endereços e nada mais), o OpenDNS vai muito além disto, pois oferece recursos adicionais que protegem a conexão.

Fiz então uma pesquisa na internet, para mostrar para vocês a lista de recursos disponíveis:

  1. Filtragem de conteúdo: É claro que nem tudo na Internet é bem vindo no seu computador. Decida o que bloquear e o que permitir na sua rede com ferramentas de fácil utilização. É possível escolher categorias prédefinidas, como jogos, webmail e muito mais.
  2. Proteção contra phishing: Fraudes eletrônicas são um tipo de ataque comum hoje em dia. A equipe do OpenDNS também opera o PhishTank.com, uma das maiores iniciativas contra esse tipo de ataque. Os serviços são integrados e sites conhecidos por realizar phishing são automaticamente bloqueados do seu acesso.
  3. Bloqueio de domínios: É possível bloquear ou permitir zonas, ou regiões da Internet com as ferramentas online.
  4. Bloqueio de sites adultos: Proteja seus filhos, os alunos de sua escola ou limite o acesso dos funcionários de sua empresa. As ferramentas do OpenDNS oferecem um controle granular de acesso.
  5. Bloqueio de Webproxy: Muitos espertinhos hoje usam um tipo de webproxy para burlar o controle de acesso das redes empresariais. Faça o bloqueio desses serviços facilmente.
  6. Whitelist de domínios: No caso de paranóia completa, faça sua própria lista de endereços que podem ser acessados, o restante será totalmente bloqueado.
  7. Correção de erro de digitação: É muito comum as pessoas digitarem o endereço faltando apenas uma letra, por exemplo: www.google.cm ou www.wikipedia.og. O OpenDNS está preparado para corrigir estes pequenos erros sem ladainha. Ele tenta deduzir o endereço que você quer acessar automaticamente.
  8. Proteção contra quedas de DNS: Se o servidor de DNS do seu provedor sair fora do ar, você fica praticamente ilhado — olha que isso ocorre com mais frequência do que o esperado. Usando o OpenDNS, você conta com uma equipe dedicada a manter o serviço de DNS no ar, funcionando sem problemas.
  9. Maior segurança e dedicação: A equipe do OpenDNS foi uma das primeiras a aplicar a proteção contra o envenenamento de cache DNS (DNS Cache Poisoning). A vulnerabilidade esteve disponível por vários anos e os fundadores do OpenDNS fizeram a correção muito antes das outras empresas, que apenas recentemente autalizaram seus servidores em uma operação conjunta.
  10. Mais velocidade: Não é difícl encontrar o caso onde o DNS do seu provedor demora para encontrar algum nome. Isso faz com que sua navegação fique mais lenta e os sites demorem para carregar. O OpenDNS faz questão de oferecer um DNS com velocidade e baixo tempo de resposta, você provavelmente vai notar uma diferença na navegação das páginas da Internet.

Para utilizar apenas para melhorar a velocidade da conexão, basta setar os endereços DNS deles na sua conexão.

O OpenDNS oferece serviços empresariais para quem deseja pagar por mais funcionalidades customizadas e suporte. Entretanto, todas as funcionalidades listadas acima estão disponíveis gratuitamente. Para o usuário comum, que usa a Internet em casa, nem é preciso fazer um cadastro! Basta configurar o seu roteador, desktop ou notebook para utilizar os servidores de DNS do OpenDNS. Existem tutoriais para todos os sitemas operacionais e diversos aparelhos ou equipamentos. A configuração de DNS é feita na sua conexão de Internet e não é preciso instalar nada, nenhum programa. Caso queira usar todas as funcionalidades avançadas, basta fazer um cadastro e configurar a sua conta separadamente, onde você especifica o seu ip fixo ou sua faixa de ip’s. Caso não tenha ip fixo, basta instalar um software que checa a sua conexão de tempos em tempos e atualiza as informações no site.

Depois de fazer a configuração, visite a página do OpenDNS novamente e você deve ver um aviso dizendo que está funcionando (You are using OpenDNS. Thanks!).

Abaixo alguns links com mais informações:

http://www.abusar.org/MovOpenDNS.html

http://hamacker.wordpress.com/2007/11/27/censurando-a-internet/

http://www.opendns.com/