O Dropbox é uma excelente ferramenta que dispensa comentários. Mas tem um detalhe que me incomodava: Só permitir a sincronização de arquivos que estivessem dentro da pasta principal dele, criada no momento da instalação e que por padrão fica em “C:\Usersusername\Dropbox”
Ou seja, tudo que está dentro dessa pasta, ele faz a sincronização na nuvem. Mas e se você quiser sincronizar arquivos de outra pasta, você tem duas opções:
- Você cria uma cópia lá pra dentro para manter um backup (e arruma um problema para ficar sempre verificando se está com a mesma versão do arquivo que está em outro diretório, além de ficar com duas cópias do mesmo arquivo ocupado espaço em disco), ou
- Você trabalha diretamente no arquivo dentro da pasta do Dropbox.
Agora digamos que você precise manter sincronizado para fins de backup, o diretório de um programa especifico, no nosso exemplo, uma ferramenta para gerenciamento de senhas, como o Keepass. O que você vai fazer? Instalar o Keepass dentro da pasta do Dropbox? Claro que não.
Então vamos lá. Para manter seus arquivos sincronizados, você precisa criar um link simbólico entre a pasta Dropbox e a pasta que deseja manter sincronizada.
Para isto, você pode user o utilitário “Junction” da SysInternals, ou o “Mklink”, embutido em versões posteriores ao Windows Vista.
Por exemplo:
junction "C:UsersRicardoDropboxKeepass" "C:Program FilesKeepass" mklink /D "C:UsersRicardoDropboxKeepass" "C:Program FilesKeepass"
Assim, o conteúdo de C:Program FilesKeepass, fica linkado em C:UsersRicardoDropboxKeepass, e todas as alterações de um lado refletem no outro, sem duplicar os arquivos.
E se você prefere as coisas via GUI, pode instalar a ferramenta Link Shell Extension, e fazer tudo por ela. Basta clicar com o botão direito na pasta de origem, arrastar para o destino e escolher a opção de criar um link simbólico. Pronto! Agora tudo que criar na origem, é gerado automaticamente um link para o destino, sem duplicar os arquivos.
Você poderia usar também o SyncToy, para sincronizar o conteúdo de uma pasta para dentro da pasta do Dropbox, mas aí ficaria com o conteúdo duplicado no seu drive C:
Até a próxima.