2 minuto(s) de leitura

O tema “Certificação” levanta uma série de opiniões distintas e controversas sobre o assunto. Não vou entrar neste mérito uma vez que o objetivo deste post não é debater sobre certificações. Eu particularmente sempre disse o seguinte: “Estude para ser bom. Certificação e reconhecimento são consequências”.

Porém quando falamos de Certificação RedHat, a situação é um pouco diferente. Os exames de certificação da RedHat são 100% práticos, então não existe Braindump. Ou você sabe fazer ou não sabe.

Há algum tempo eu desejo obter as certificações RHCSA e RHCE. Tenho isto como uma meta pessoal para este ano, onde já terminei a faculdade e tenho mais tempo para estudar para os exames. Então comprei os livros abaixo para estudar:

Red Hat Certified System Administrator & Engineer: Training Guide and a Quick Deskside Reference, Exams EX200 & EX300;

RHCSA/RHCE Red Hat Linux Certification Practice Exams with Virtual Machines (Exams EX200 & EX300);

RHCSA/RHCE Red Hat Linux CertificationStudy Guide (</wbr>Exams EX200 & EX300), 6th Edition (Certification Press).

Optei por comprar estes livros seguindo a recomendação do Marcos Sungalia da Savant Tecnologia (Referência Nacional em Treinamentos RedHat) no Grupo de Estudos para o RHCE do Linkedin.

Como eu sempre gostei de documentar as coisas, criar howto’s, descrever as coisas no modelo “passo-a-passo”, resolvi criar meu próprio material de estudo baseado nos livros acima. Desta forma eu consigo me doutrinar para não perder o ritmo dos estudos. Sem falar que criar uma documentação como essa me ajuda a aprender melhor, afinal, ensinar é a melhor forma de aprender.

Por outro lado, eu tenho pesquisado bastante a respeito de documentação e material de estudo para os exames da RedHat, e há muito pouca informação realmente interessante e completa disponível na internet. Sem falar que os melhores resultados no Google estão sempre em inglês.

Aqui eu abro um parênteses:

Infelizmente, o inglês ainda é um grande problema para muitos da nossa área. É uma barreira que precisa ser quebrada, pois o inglês deixou de ser apenas um “plus”no currículo. Um bom nível de inglês hoje é essencial e se você quer um bom emprego, um segundo idioma é tão importante quanto dominar o próprio idioma.

Inclusive até onde eu sei, os exames são em inglês e então se você não souber pelo menos o inglês técnico, fica bastante difícil se tornar um candidato na realização dos exames. Não estou dizendo que você deva se limitar ao inglês técnico, mas é o mínimo necessário para você se virar na área de TI.

Embora o inglês seja super importante, eu particularmente prefiro ler documentação na minha língua nativa, é mais natural. Então achei que criar algum material em portugês, e compartilhar na internet pudesse ajudar mais pessoas que tenham este desejo de assim como eu obter as certificações da RedHat.

Então à medida que vou criando o material, paralelamente vou postando aqui. Desta forma espero conseguir compartilhar uma boa documentação em português.

Ao término da criação do material, vou realizar os exames. Caso aprovado, vou ter a certeza que valeu a pena, e quem sabe vira até um E-Book!

E se você se interessa pelo assunto e quer colaborar, entre em contato. Com certeza podemos fazer um excelente trabalho se tiver mais colaboradores dispostos a ajudar nesta iniciativa.

Até breve!

Deixe um comentário