Relato sobre o Suporte Dell

Eu sempre fui apaixonado por máquinas Dell. As máquinas têm excelente performance, estabilidade, estrutura, e praticidade para técnicos que assim como eu precisam mecher no hardware destas máquinas, onde geralmente você não precisa de uma única ferramenta para abrir. A estrutura interna é totalmente modular e muito bem estruturada para melhorar a ventilação interna e facilitar a manutenção.

Uma coisa que sempre me chamou muita atenção é o Suporte. Ao ligar para o suporte da Dell, você é sempre muito bem atendido, e percebe que o atendente é alguém realmente qualificado (diferente de muitas empresas do ramo) e que está sempre disposto a te ajudar a resolver o seu problema. Além disto quando o problema é no hardware do seu equipamento, ou você não é apto o suficiente para mecher na máquina,  geralmente em 24 horas eles encaminham um técnico para trocar a peça em questão ou fazer o que for preciso no sistema.

Há cerca de três meses, eu comprei um notebook Dell Inspiron 1525. É uma máquina excelente e não tenho nada a reclamar a não ser por um probleminha que encontrei.

O botão que liga o Wireless apresentava uma folga, e ao tocar no mesmo, fazia um barulho bastante irritante. Eu nem uso tanto o Wireless assim, mas eu sou bastante chato,  pois o equipamento foi bastante caro e não tem nem 3 meses de uso ! Além do mais, não foi um problema causado por mim, já que veio assim, então acho que não teria nada de mais em reclamar.

Liguei para eles e informei o corrido. Ficaram de madnar um técnico no dia seguinte para verificar. No dia seguinte, eu não estava em casa, mas expliquei para minha esposa o problema e quando o técnico chegou ela passou para ele as informações.

Mais tarde ela me ligou dizendo que ele já tinha trocado o botão e o problema já estava resolvido. Pois bem, cheguei em casa e fui testar, porém para minha decepção o problema persistia. Perguntei a ela se ela viu o cara trocando a peça e ela disse que não, mas ele falou que o reparo já havia sido feito e portanto ela acreditou que já estava ok, inclusive constava na ordem de serviço que ele deixou que havia sido feita a troca do botão. Achei estranho que a ordem de serviço era de uma empresa chamada NCR, pois sempre que acompanho chamados deste tipo no meu trabalho, onde vem um técnico fazer um reparo, os técnicos são da Unisys, uma empresa bastante conceituada.

Imediatamente liguei de volta e informei que ainda não estava ok. Agendaram uma nova visista no dia seguinte. Desta vez eu estava em casa, e veio um outro técnico, desta vez da Unisys. Junto com ele, estava uma caixa com a peça para troca. Achei estranho, pois a caixa era muito grande para um botão. Ele tirou da caixa a parte superior inteira do laptop, chamada de Palm Hast. Esta parte é aquela logo abaixo do teclado, onde fica o touchpad. Questionei sobre a peça, pois o meu problema era apenas com o botão. Ele me informou que foi o que mandaram ele trocar. Expliquei que havia algum engano, pois o botão fica na lateral do laptop, e então porquê mandaram a parte superior inteira ? Ele concordou comigo e ligamos novamente para Dell para informar o engano. Mesmo assim ele disse se eu não queria que trocasse, e eu deixei trocar pois até aí tudo bem, ganhei uma parte superior novinha para o meu laptop.

No dia seguinte voltou o mesmo rapaz, desta vez com 3 caixas! Aí eu não entendí nada, e ele me explicou: Desta vez mandaram uma placa-mãe nova, a base do laptop (a parte de baixo) e outra placa wireless.

Pelo que entendí, era necessário apenas a base, pois é onde vem o botão preso e onde estava a folga. Mas ele trocou a base, a placa-mãe e a placa wireless !

Enquanto conversávamos, o rapaz me explicou que não é a primeira vez que isso acontece. Eles não poupam nem um pouco nos reparos e não tem enrolação. Fornecem tudo que for preciso para resolver o problema do cliente.

Fiquei surpreso mais uma vez com o suporte e a garantia da Dell. E é por isso que eu sempre recomendei e continuarei recomendando: Computador, é DELL !

Observação: Eu não to sendo patrocinado para escrever isso aqui não ! Apenas acho que quando um produto ou serviço é bom, deve ser recomendado !

  • Abmael

    Ricardo, diferente de você tive problemas com um Inspiron 14z. Adiquiri a máquina nova e com cinco dias de uso apresentou um defeito grave que impede o note de ligar. Durante dois dias inteiros o suporte dell realizou infinidades de testes e finalmente resolveu enviar um técnico para repor peças que ainda hoje não chegou (uma semana já se passou). Sou um usuário comum, mas no meu entendimento sendo o meu aparelho novo eles deveriam acelerar a solução pois, praticamente nem cheguei a usar a maquina. Você tentou reclamar demora no atendimento? Pois, não tem um canal de reclamação que funcione. Ainda fui informado que o técnico apenas instala o hardware na máquina e que eu mesmo terei de instalar os programas e drivers nativos. Mais uma vez considero um equívoco, pois, não sou help desk da dell e se eles me entregaram um produto novo defeituoso é obrigação deles resolver o problema e entregar o note da maneira que comprei, não tenho tempo para ficar instalando programas que deveriam ser nativos do equipamento. Resumo: Tive que comprar um novo notebook (de outra marca claro!) porque não posso aguardar a boa vontade da dell; perdi todos os arquivos que já tinham sido salvos; estou sem poder viajar (trabalho viajando) porque esse técnico pode vir a qualquer momento; não recebo feedbacks; o equipamento se mostrou de qualidade duvidosa… Enfim, bom para você que teve boa experiência, pois, pela minha experiência não recomendaria a compra de um Dell por conta de como eles são péssimos e desrespeitosos.