Redirecionando domínios no Azure WebApp

Dica rápida para você que trabalha com Azure WebApps e já precisou trabalhar com redirecionamentos. O Azure WebApp pode ser configurado em um service plan Windows ou Linux.

Saiba mais sobre o Azure Service Plan nos links abaixo:

https://azure.microsoft.com/en-us/pricing/details/app-service/plans

https://docs.microsoft.com/en-us/azure/app-service/azure-web-sites-web-hosting-plans-in-depth-overview

Em cada um dos casos a forma de configurar redirecionamentos é diferente. Para WebApps rodando em Service Plan Windows, que é baseado no IIS você precisa editar o arquivo web.config e em WebApps rodando em Service Plan Linux, baseado no Apache, você precisa editar o arquivo .htaccess.

Neste exemplo simples, vou mostrar como você faz para fazer um redirecionamento permanente (301) para uma página do facebook por exemplo.

Ao criar o WebApp em ambos os casos (Windows/Linux) ele vai ganhar um endereço no Azure que seria http://ricardolab.azurewebsites.net. Inicialmente é este endereço que vamos redirecionar para uma página no Facebook fictícia, por exemplo, http://www.facebook.com/RicardoLab.

Service Plan Windows

Configurar o arquivo web.config conforme abaixo:

Service Plan Linux

Configurar o arquivo .htaccess conforme abaixo:

Pronto, agora quando acessarem http://ricardolab.azurewebsites.net será redirecionado para a página http://www.facebook.com/RicardoLab

Se quiser trabalhar com domínios customizados não teria problema,  funciona da mesma forma.Vamos ver abaixo como usar.

Como criar um domínio customizado

A primeira coisa a se fazer é configurar o domínio customizado para ele responder por ricardolab.com.br. Para fazer isso você deve ajustar seu DNS que pode ser o Azure DNS ou outro qualquer que esteja usando.

Primeiro é preciso associar o domínio ricardolab.com.br com ricardolab.azurewebsites.net. Para isso crie um registro do tipo A apontando para o IP público do seu Service Plan e também um registro do tipo TXT apontando para ricardolab.azurewebsites.net.

Em seguida é preciso associar o subdominio www.ricardolab.com.br apontando para ricardolab.azurewebsites.net Para isso crie um registro do tipo CNAME apontando www.ricardolab.com.br para ricardolab.azurewebsites.net

Após criar estes registros no seu DNS você irá conseguir adicionar ricardolab.com.br e www.ricardolab.com.br como domínios customizados para o WebApp. Assim, quando alguém acessar estes endereços irá cair no conteúdo de ricardolab.azurewebsites.net.

Para mais detalhes sobre domínios customizados em WebApps, você pode dar uma olhada na documentação oficial: https://docs.microsoft.com/en-us/azure/app-service/app-service-web-tutorial-custom-domain