PimpMyLog: Uma ferramenta web para visualização de logs

Encontrei nesta semana uma ferramenta interessante, o PimpMyLog. Encontrei por acaso no Github, procurando uma ferramenta simples para visualizar logs via browser. Precisava de algo simples, objetivo e funcional.

Vou mostrar como funciona. A princípio, por padrão ele já detecta logs do PHP, IIS, Apache e Nginx e nada precisa ser configurado para isso. Se você precisar visualizar logs de sistemas específicos, pode customizar e implementar.

Supondo que você já tem um servidor web instalado e funcionando, vamos lá. Lembrando que ele é feito em PHP, então você precisa estar com suporte ao PHP habilitado e funcionando. No meu caso, tenho um Nginx instalado e rodando a configuração padrão, como você pode visualizar aqui:

1

Ele está servindo arquivos contidos em /usr/share/nginx/html. Veja:

terminal

Como pode ser visto, acessei o diretório /usr/share/nginx/html, fiz um clone do repositório no Github. Uma vez feito isso, bastou acessar via brower: http://endereco.do.servidor/PimpMyLog:

2

Então clicamos em “Configure Now” e vamos à tela seguinte, onde será solicitada a criação de um usuário/senha:

3

E ele pede que seja dada permissão 777 no diretório para que ele consiga criar o arquivo config.auth.user.php, e por isso você notou este comando em uma das telas anteriores:

4

Depois de acertar as permissões, voltamos a tela de criação:

5

Então conseguimos definir um nome e senha:

6

Na tela seguinte, vamos informar qual log gostaríamos que ele procure, no meu caso, do Nginx:

7

E então ele encontrou os logs no diretório padrão (/var/log/nginx). Nos dá ainda a possibilidade de informar o path de outros logs customizados do Nginx:

8

Feito isso, configuração finalizada:

9

Vamos clicar agora em “Pimp my logs now!” e vamos para a proxima tela onde informamos o usuário e senha criados:

10

Depois do login, vejamos a interface da ferramenta:

11

Note onde alterar para o outro arquivo de log:

12

É possível fazer diversas configurações, como habilitar notificação no desktop para novas mensagens, configurar um tempo de refresh automático na tela, adicionar usuários, escolher os campos à serem exibidos, etc. Você pode fazer uma demonstração de uso no próprio site deles, em: http://demo.pimpmylog.com/

Enfim, uma ótima ferramenta, que atende muito bem ao que se propõe fazer.

  • Potsky Mac

    Thanx for this tutorial !