Instalando a ferramenta lrzsz do protocolo ZModem

O protocolo zmodem permite realizar de modo simples, downloads e uploads para um servidor linux pelo console. Abaixo vou mostrar como realizar a instalação da ferramenta.

Vamos à instalação:

wget http://ohse.de/uwe/releases/lrzsz-0.12.20.tar.gz
tar -xzvf lrzsz-0.12.20.tar.gz
cd lrzsz-0.12.20
make
make install
cd /usr/bin
ln -s /usr/local/lrzsz/bin/lrz rz
ln -s /usr/local/lrzsz/bin/lsz sz

Pronto!

Usando no Putty

Para que ela funcione no Putty, você precisa:

1. Baixar o LePutty em http://leputty.sourceforge.net/. O LePutty tem a mesma cara do Putty, mas com as funcionalidades do ZModem habilitadas. inclusive o nome do executavel é Putty.exe mesmo;
2. Abra o Putty, vá em Config > SSH > ZModem e aponte corretamente para os arquivos rz.exe e sz.exe;
3. Configure onde será sua pasta de Downloads;
4. Abra o Puty e faça uma conexão SSH.
5. Agora para enviar um arquivo para o servidor, execute o comando rz. Em seguida, clique com o botão direito na barra superior do Putty e escolha a opção ZModem upload. NAvegue até o arquivo que deseja enviar e clique em OK.
6. Para fazer um download, execute o comando sz “arquivo”. No caso, sem aspas. Em seguida vá até a barra superior, clique direito do mouse e escolha ZModem Download. Seu arquivo será baixado na pasta que você definiu como Download.

Ou então fazer como eu, usando o XShell.

Usando no XShell

Fazendo Uploads:

Se você estiver no XShell, basta executar agora o comando rz que ele irá abrir uma tela para você escolher o arquivo que deseja enviar para o servidor.

Fazendo Downloads:

No XShell, execute sz “arquivo”, sem aspas. Assim ele irá abrir uma janela para você escolher onde quer que o download do arquivo escolhido seja salvo.