Gerenciando suas conexões SSH no MacOS

Como sysadmin e novo usuário da plataforma Mac, fiquei perdido em não ter mais aplicativos como Putty ou XShell com minhas conexões e configurações SSH salvas em uma lista facilitando a conexão sempre que necessário.

Perguntei a uns e outros e ninguém soube me informar uma boa ferramenta para gerenciar conexões SSH no MacOS. Então comecei a fuçar o iTerm2 (http://www.iterm2.com/).

Encontrei uma forma simples de resolver meu problema. Ao abrir o iTerm2, vá em Preferences > Profiles.

Note que só existe o Perfil chamado “Default”.

Então lá em baixo, tem um sinal de +. Nele você pode adicionar um novo perfil. Entao adicione um perfil e preencha apenas as informações básicas, como Nome no campo “Basics” e no campo “Command”, informe o comando que deseja executar ao selecionar este perfil. No meu exemplo, seria:

ssh usuario@ricardomartins.com.br

Salve e pronto! Agora quando selecionar este perfil ele irá automaticamente conectar com o usuário informado no servidor que responde por ricardomartins.com.br.

Depois é só ir populando com os perfis de todos os servidores que precisa se conectar e pronto, já tem sue gerenciador de conexões SSH. Basta abrir o iTerm2, ir no menu Profiles e selecionar onde deseja se conectar.

iterm2

  • Eduardo Wutzl

    Simples e funcional. Resolvi o meu problema por aqui também com este artigo. Excelente trabalho.