Como converter arquivo .exe em .msi

Hoje precisei converter um arquivo .exe em .msi para realizar testes de instalação via GPO.

Nunca tinha feito isto, apenas tinha ouvido falar de um método usando um utilitário contido no CD de instalação do Windows 2000.

Fiz uma pesquisa no Google e encontrei o “Como fazer” utilizando este método no Baboo. Realmente parece interessante. Pensei em fazer usando uma máquina virtual no Virtual PC, pois em suma, o procedimento consiste em pegar uma máquina limpa, instalar o utilitário e gerar uma “imagem” do sistema limpa. Em seguida instalar o programa que deseja criar o pacote .msi à partir do arquivo .exe.

Ao fim, gerar outra imagem usando o utilitário do Windows 2000. Assim ele irá comparar as duas imagens e com o que encontrar de diferente, devido à instalação do programa, ou seja, dll’s, executáveis, bibliotecas, etc, irá comparar as duas imagens e gerar um pacote.msi com as diferenças.

O link para o tutorial do Baboo é: http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/MSI-Windows-Installer-Criando-seus-proprios-pacotes-MSI-para-distribuicao_a4137_z0.aspx

Como este método parece ser bastante trabalhoso, continuei procurando na internet e encontrei uma ferramenta gratuita para criar arquivos .msi à partir de .exe.

Para a minha necessidade, serviu perfeitamente. Segue o link: http://www.qwertylab.com/download/ExetomsiSetup.msi

  • Paulo

    Ótimo programa, me atendeu também perfeitamente!!

  • Henrique Silva

    Parabéns!!! Realmente, existe algumas tarefas que realizamos uma vez na vida.

  • Estou querendo extrair de uma ISO de SQL 2014 ou 2012 e criar um dockerfile para instalar em um nano server rodando no windows 10. Normalmente eu usava Virtual Box ou VMWare e instalava o windows, depois o SQL e depois os arquivos executaveis. Tem como transformar os arquivos win 32 em arquivos docker e executa-los de uma VM nano server container?
    Trabalho com Consultoria e preciso criar ambientes com várias versões de aplicativos rodando em várias versões de Banco de Dados SQL. A idei de ter uma imagem para cada coisa é genial se funcionar.

  • Joel Fernandes

    Ricardo, antes de mais nada, legal seu post .
    Rapaz, gostaria de “entregar” as aplicações via GPO, daí pensei exatamente em msi, porém, por exemplo, quando entregamos o Firefox via msi e o usuário abre pela primeira vez, o Firefox, pergunta se o usuário deseja importar alguma coisa lá do IE, etc… o Firefox não vem com a página inicial configurada, etc …
    Minha demanda pra pedir sua ajuda seria basicamente
    – daria para instalar um aplicativo, personalizá-lo, criar um “pacote” e reentregar via GPO ?
    Fico no aguardo.