Certificação RedHat: Série de Estudos para RHCSA e RHCE

O tema “Certificação” levanta uma série de opiniões distintas e controversas sobre o assunto. Não vou entrar neste mérito uma vez que o objetivo deste post não é debater sobre certificações. Eu particularmente sempre disse o seguinte: “Estude para ser bom. Certificação e reconhecimento são consequências”.

Porém quando falamos de Certificação RedHat, a situação é um pouco diferente. Os exames de certificação da RedHat são 100% práticos, então não existe Braindump. Ou você sabe fazer ou não sabe.

Há algum tempo eu desejo obter as certificações RHCSA e RHCE. Tenho isto como uma meta pessoal para este ano, onde já terminei a faculdade e tenho mais tempo para estudar para os exames. Então comprei os livros abaixo para estudar:

– Red Hat Certified System Administrator & Engineer: Training Guide and a Quick Deskside Reference, Exams EX200 & EX300;

– RHCSA/RHCE Red Hat Linux Certification Practice Exams with Virtual Machines (Exams EX200 & EX300);

– RHCSA/RHCE Red Hat Linux CertificationStudy Guide (Exams EX200 & EX300), 6th Edition (Certification Press).

Optei por comprar estes livros seguindo a recomendação do Marcos Sungalia da Savant Tecnologia (Referência Nacional em Treinamentos RedHat) no Grupo de Estudos para o RHCE do Linkedin.

Como eu sempre gostei de documentar as coisas, criar howto’s, descrever as coisas no modelo “passo-a-passo”, resolvi criar meu próprio material de estudo baseado nos livros acima. Desta forma eu consigo me doutrinar para não perder o ritmo dos estudos. Sem falar que criar uma documentação como essa me ajuda a aprender melhor, afinal, ensinar é a melhor forma de aprender.

Por outro lado, eu tenho pesquisado bastante a respeito de documentação e material de estudo para os exames da RedHat, e há muito pouca informação realmente interessante e completa disponível na internet. Sem falar que os melhores resultados no Google estão sempre em inglês.

Aqui eu abro um parênteses:

Infelizmente, o inglês ainda é um grande problema para muitos da nossa área. É uma barreira que precisa ser quebrada, pois o inglês deixou de ser apenas um “plus”no currículo. Um bom nível de inglês hoje é essencial e se você quer um bom emprego, um segundo idioma é tão importante quanto dominar o próprio idioma.

Inclusive até onde eu sei, os exames são em inglês e então se você não souber pelo menos o inglês técnico, fica bastante difícil se tornar um candidato na realização dos exames. Não estou dizendo que você deva se limitar ao inglês técnico, mas é o mínimo necessário para você se virar na área de TI.

Embora o inglês seja super importante, eu particularmente prefiro ler documentação na minha língua nativa, é mais natural. Então achei que criar algum material em portugês, e compartilhar na internet pudesse ajudar mais pessoas que tenham este desejo de assim como eu obter as certificações da RedHat.

Então à medida que vou criando o material, paralelamente vou postando aqui. Desta forma espero conseguir compartilhar uma boa documentação em português.

Ao término da criação do material, vou realizar os exames. Caso aprovado, vou ter a certeza que valeu a pena, e quem sabe vira até um E-Book!

E se você se interessa pelo assunto e quer colaborar, entre em contato. Com certeza podemos fazer um excelente trabalho se tiver mais colaboradores dispostos a ajudar nesta iniciativa.

Até breve!

  • Fabio

    Olá Ricardo !

    Parabéns pela iniciativa. não sei se você conhece o site http://www.wowebook.in tem bons livros para “consulta”, Sempre que posso visito seu blog,em busca de uma boa leitura, ótimo material.
    Torço para que este e-book torne-se um bom livro em nosso idioma e você possa ganhar uma grana. Obrigado por compartilhar seu conhecimento e esforço.

    Valeu

    • Fabio,
      Muito obrigado pela dica do site. Eu não conhecia e vou dar uma olhada com calma nele.

      Muito obrigado pelas palavras. Um grande abraço!

  • Rondinelli de Sousa Ribeiro

    Obrigado por compartilhar essas dicas de material para estudo;

    e parabéns pelo design do site, é muito bonito, organizado e de fácil leitura.

    Abraços.

  • willian

    Cara, vou acompanhar isto de perto, valeu.

  • Tiago Tavares

    Bom dia!

    Acho muito bacana esta iniciativa. Possuo a certificação RHCSA, agora falta a RHCE. Queria saber como está a dinamica de criação do material, pois como estou estudando para o RHCE, posso contribuir com algo desta prova e para o RHCSA.

    • Oi Tiago,
      A dinâmica está por minha conta, um pouco atrasada em relação à como eu gostaria que fosse, mas estou escrevendo em paralelo para publicar aqui aos poucos, em tópicos.

      Se tiver algo para compartilhar, sinta-se à vontade.

  • Boa noite, gostaria de tirar um duvida sobre certificação rhcsa, ela é totalmente prática? Tem somente em inglês? Qual o cursos oficiais que preciso fazer? Obrigado e parabéns pela iniciativa

    • Olá Jorge,
      Sim, a prova é 100% prática e em inglês.
      Sobre os cursos oficiais eu não sei exatamente te informar muitos detalhes, mas você pode perguntar no grupo do LInkedin citado neste post.

  • gustavoe

    realmente é muito importante dominar ambos o english e red hat certification vamos cooperar

  • Wam Wung

    Ricardo, vc conseguiu passar utilizando os livros acima? Obrigado,