Assistência Remota sem convites

Esses dias precisei elaborar uma solução de compartilhamento de desktop entre usuários que fosse de utilização simples. Inicialmente pensei em procurar na Internet algumprograma específico, porém me lembrei da Assitência Remota, um recurso nativo do Windows, que muitos desconhecem/confundem com a Área de Trabalho Remota.

Embora ambos utilizem o protocolo RDP, porta 3389, o escopo de utilização é bem diferente. A Assistência Remota, permite que você realmente preste assistência remota ao usuário, permitindo chat, envio de arquivos, interação com a área de trabalho, etc. Além disto, o usuário consegue ver tudo o que você está fazendo na máquina dele, e precisa lhe dar permissão para isto.

A Área de trabalho remota, permite gerenciar uma máquina remotamente e não disponibiliza estes recursos de interação com o usuário.

Enfim, para utilizar a assistência remota, é necessário à partir da ajuda do Windows, gerar um convite, que pode ser enviado pelo messenger, e-mailou salvá-lo em um arquivo. Neste último caso, o arquivo precisa ser enviado para quem irá se conectar na máquina.

O “problema”, é que gerar este convite pode ser confuso para alguns usuários, pois se faz necessário informar um nome para exibição no convite, uma senha e a validade do convite. Além disso, ele ainda teria que se virar para enviar este convite para a pessoa que iria conectar em sua máquina.

Pensando nisto, eu comecei a fuçar o AutoIt. Se você não conhece, vale a pena procurar saber do que se trata. Ele permite criar pequenos “scripts” que podem ser convertidos em programas executáveis (.exe) para automatizar tarefas no Windows. É uma linguagem simples e de fácil aprendizado. Além do mais, existem centenas de códigos prontos e que você pode ajustar para a sua necessidade. E o melhor: Tudo gratuito!

Com o auxílio do AutoIt, eu criei um programinha que ao ser executado, pergunta o nome e a máquina que deseja se conectar. Em seguida a conexão RDP da Assistência Remota é iniciada e pronto! Assistência remota sem convites!

Assim, eu consegui resolver o meu problema, e qualquer usuário poderá utilizá-lo sem nenhuma dificuldade.

Se você gostou, pode baixá-lo aqui. Depois, deixe seu feedback.

  • Bom dia Ricardo, achei super interessante a sua solução, pois tenho o mesmo problema.
    Talvez eu não tenha entendido, mas ao digitar um nome ou ip e teclar 'ok' não acontece nada. Poderia me dar uma dica de onde eu errei?
    Abraços.

    • Olá Eliziário,
      Sim, basta informar o nome ou ip. No entanto, você deve certificar-se que o recurso da área de trabalho remota esteja habilitado e que não há nenhum problema com firewall.

      Para garantir, efetue um teste a partir do Windows mesmo. Se funcionar, teste com o utilitário que criei.

  • Caro ricardo gostei muito do aplicativo mais estou testando e está apresentanod erro, como deveria proceder. Poderia disponibilizar o codigo para visualizar aonde esta dando erro no meu aplicativo

    • Macoy,
      Dá uma procurada no fórum do Autoit. Com certeza você vai encontrar o código lá. Infelizmente eu perdí i HD externo onde tinha o código salvo.

  • Muito massa Ricardo.
    O Windows tem uma opção nativa disto na Assistência Remota.
    Esta ferramenta só é encontrada no Windows XP Professional ou nas versões Equivalentes dos sucessores (Pro, Ultimate, Enterprise)

    hcp://CN=Microsoft%20Corporation,L=Redmond,S=Washington,C=US/Remote%20Assistance/Escalation/Unsolicited/unsolicitedrcui.htm

    Vá no INICIAR / EXECUTAR e execute o comando acima ou crie um atalho com ele.

    Também pode ser através da Ajuda, busque por
    "Oferecer Assistência"

    Massa!

    • Edson,
      Muito obrigado! Confesso que realmente desconhecia esta opção. Muito mais simples!!!
      Valeu mesmo pela dica… Um grande abraço!

  • Grande Edson!

    Estava testando aqui a sua sugestão, mas encontrei um problema.

    O que ocorre: Por padrão, este recurso só funciona se uma diretiva do sistema for alterada. Assim, fica inviável usar se o parque de máquinas for muito grande e você não estiver em ambiente de domínio onde possa configurar em todas as máquinas por GPO.

    À saber, a diretiva fica em:

    Computer Configuration > Administrative Templates > System > Remote Assistance > Offer Remote Assitance.

    Depois de habilitar, é necessário informar o usuário ou grupo que será o "Helper".

    Lembrando que tudo isto deve ser feito na(s) máquina(s) que irão receber a assistência remota.

    Caso contrário, você verá uma mensagem de erro informando que "o acesso ao recurso solicitado foi desabilitado pelo administrador".

    De qualquer forma, valeu pela sugestão!

  • Grande Edson!

    Estava testando aqui a sua sugestão, mas encontrei um problema.

    O que ocorre: Por padrão, este recurso só funciona se uma diretiva do sistema for alterada. Assim, fica inviável usar se o parque de máquinas for muito grande e você não estiver em ambiente de domínio onde possa configurar em todas as máquinas por GPO.

    À saber, a diretiva fica em:

    Computer Configuration > Administrative Templates > System > Remote Assistance > Offer Remote Assitance.

    Depois de habilitar, é necessário informar o usuário ou grupo que será o "Helper".

    Lembrando que tudo isto deve ser feito na(s) máquina(s) que irão receber a assistência remota.

    Caso contrário, você verá uma mensagem de erro informando que "o acesso ao recurso solicitado foi desabilitado pelo administrador".

    De qualquer forma, valeu pela sugestão!

  • ja estou procurando isto a muitos anos, mas mesmo seguindo os passos nao consegui..com o nome da maquina nao consigo e com o ip estou com algumas duvida que numero devo por.è mesmo o da maquina?o que achamos escrevendo no google "meu ip"???
    Tou com duvidas mas nao duvido do seu belo trabalho apenas nao quero desistir.me ajuda?

  • ja estou procurando isto a muitos anos, mas mesmo seguindo os passos nao consegui..com o nome da maquina nao consigo e com o ip estou com algumas duvida que numero devo por.è mesmo o da maquina?o que achamos escrevendo no google "meu ip"???
    Tou com duvidas mas nao duvido do seu belo trabalho apenas nao quero desistir.me ajuda?

  • renan

    ola amigo, não estou conseguindo baixar o arquivo!

  • renan

    ola amigo, não estou conseguindo baixar o arquivo!

  • Rafael

    Bom dia, Ricardo.
    Você teria como disponibilizar esse script novamente ?

    []’s

  • Rafael

    Bom dia, Ricardo.
    Você teria como disponibilizar esse script novamente ?

    []’s

  • Henrique Leiros

    Boa tarde Rodrigo, procurava por essa solução a muito tempo e só agora encontrei aqui no sei site.
    pode fornecer o código do AutoIT?
    Pelo executável, aparece erro.
    Possuo uma rede com 3 mil máquinas, que utilizam Windows 7.

    abrass.

  • Henrique Leiros

    Boa tarde Rodrigo, procurava por essa solução a muito tempo e só agora encontrei aqui no sei site.
    pode fornecer o código do AutoIT?
    Pelo executável, aparece erro.
    Possuo uma rede com 3 mil máquinas, que utilizam Windows 7.

    abrass.

  • Ruan Ferraz (Pira Pira – Tecno

    Bom dia Renato, estou precisando muito dessa solução sua, porem ao tentar acessar a maquina via nome ele não aparece nada e quando coloco via ip da erro “impossivel conectar ao registro remoto dos sistemas” só que pelo acesso remoto do windows eu conecto normal.
    qual sera o problema? sera que pode me da uma ajuda?

    Obrigado

  • Ruan Ferraz (Pira Pira – Tecno

    Bom dia Renato, estou precisando muito dessa solução sua, porem ao tentar acessar a maquina via nome ele não aparece nada e quando coloco via ip da erro “impossivel conectar ao registro remoto dos sistemas” só que pelo acesso remoto do windows eu conecto normal.
    qual sera o problema? sera que pode me da uma ajuda?

    Obrigado