Assistência Remota sem convites

Esses dias precisei elaborar uma solução de compartilhamento de desktop entre usuários que fosse de utilização simples. Inicialmente pensei em procurar na Internet algumprograma específico, porém me lembrei da Assitência Remota, um recurso nativo do Windows, que muitos desconhecem/confundem com a Área de Trabalho Remota.

Embora ambos utilizem o protocolo RDP, porta 3389, o escopo de utilização é bem diferente. A Assistência Remota, permite que você realmente preste assistência remota ao usuário, permitindo chat, envio de arquivos, interação com a área de trabalho, etc. Além disto, o usuário consegue ver tudo o que você está fazendo na máquina dele, e precisa lhe dar permissão para isto.

A Área de trabalho remota, permite gerenciar uma máquina remotamente e não disponibiliza estes recursos de interação com o usuário.

Enfim, para utilizar a assistência remota, é necessário à partir da ajuda do Windows, gerar um convite, que pode ser enviado pelo messenger, e-mailou salvá-lo em um arquivo. Neste último caso, o arquivo precisa ser enviado para quem irá se conectar na máquina.

O “problema”, é que gerar este convite pode ser confuso para alguns usuários, pois se faz necessário informar um nome para exibição no convite, uma senha e a validade do convite. Além disso, ele ainda teria que se virar para enviar este convite para a pessoa que iria conectar em sua máquina.

Pensando nisto, eu comecei a fuçar o AutoIt. Se você não conhece, vale a pena procurar saber do que se trata. Ele permite criar pequenos “scripts” que podem ser convertidos em programas executáveis (.exe) para automatizar tarefas no Windows. É uma linguagem simples e de fácil aprendizado. Além do mais, existem centenas de códigos prontos e que você pode ajustar para a sua necessidade. E o melhor: Tudo gratuito!

Com o auxílio do AutoIt, eu criei um programinha que ao ser executado, pergunta o nome e a máquina que deseja se conectar. Em seguida a conexão RDP da Assistência Remota é iniciada e pronto! Assistência remota sem convites!

Assim, eu consegui resolver o meu problema, e qualquer usuário poderá utilizá-lo sem nenhuma dificuldade.

Se você gostou, pode baixá-lo aqui. Depois, deixe seu feedback.